Boa tarde meus amigos.
Patrick Baltieri
Segue retratamento realizado em dente 27, que desenvolveu quadro de pericementite algum tempo após a instalação da coroa total. Este dente havia passado por uma tentativa de tratamento há 1 ano, porém, o endodontista anterior não retratou os canais vestibulares, que gerou o insucesso do tratamento e necessidade de nova reintervenção.
Como a prótese havia sido instalada recentemente, o acesso endodôntico foi foi realizado através da mesma. Os cones de prata foram removidos com auxílio do ultrassom e microscópio clínico. O canal palatino foi desobturado com brocas de gates e limas rotatórias de Ni-Ti.
O procedimento foi realizado em duas sessões. Os canais foram repreparados utilizando como substância química auxiliar o ENDOGEL e o EDTA17%, e para irrigação soro fisiológico.
Ao final da endodontia foi instalado no canal palatino um pino de fibra de vidro, e confeccionado núcleo de preenchimento em resina composta, minimizando o risco de microinfiltração coronária e de fratura do remanescente radicular, devido à grande quantidade de trincas presentes no assoalho dental.
Um abraço a todos e até breve,
Patrick Baltieri