Boa noite a todos,
A seguir está um caso clínico realizado esta manhã.
O dente 36 passou por retratamento endodôntico em sessão única, devido ao insucesso do tratamento prévio, caracterizado pela lesão periapical crônica na raiz mesial.
A remoção do retentor foi necessária a separação das porções mesial e distal, para, posteriormente, ser aplicada a técnica SISU, na qual dois aparelhos de ultrassom são utilizados simultaneamente (Freire, AM).
A desobturação dos canais radiculares foi efetuada com o auxílio do ultrassom, brocas de gates e limas rotatórias. O repreparo dos canais seguiu a técnica da FOP-UNICAMP, com patência e ampliação do forame apical, uso do ENDOGEL e EDTA 17%, irrigação com soro fisiológico. Os canais foram obturados com guta-percha e pulpcanal sealer e o backfill dos canais mesiais foi feito com coltosol.
Preparando o dente para o procedimento restaurador, dois de pinos de fibra de vidro foram instalados no canal distal, seguido da confecção de núcleo de preenchimento em resina composta. A coroa provisória foi reembasada e cimentada com cimento provisório.
Um forte abraço a todos e até breve,
Patrick Baltieri