DIAGNÓSTICO DE FRATURA RADICULAR - DENTE 22

Bom dia a todos,

A seguir está um caso em que foi solicitado avaliação para verificar o que está acontecendo no dente 22, que apresentava grande mobilidade. O paciente não possuia qualquer sintomatologia clínica, porém, relatou que há uma semana o dente parece ter ficado mais longo.

No exame clínico foi constatada a presença de bolsas periodontais nas faces mesial e distal. Para definição do diagnóstico foi realizada a remoção da coroa total, de forma que se pode visualizar o remanescente radicular. Nesta etapa, foi confirmada a fratura radicular, que neste caso impossibilita a manutenção deste dente. 

Radiograficamente, pode-se constatar a presença de cora total bem adaptada, núcleo metálico fundido curto (ao nível da crista óssea), tratamento endodôntico insatisfatório, que levou ao desenvolvimento de uma lesão periapical crônica. 


A coroa provisória foi confeccionada diretamente (sem cimentação) com STRUCTUR, a partir de um molde da região obtido antes da remoção da coroa total.

O paciente foi re-encaminhado para o indicador, que dará sequência ao tratamento reabilitador com implante e nova prótese.

Um abraço a todos e até breve,

Patrick Baltieri