RETRATAMENTO ENDODÔNTICO E INSTALAÇÃO DE PINO DE FIBRA DE VIDRO - DENTE11

Bom dia meus amigos,

A seguir está um retratamento endodôntico do dente 11 realizado ontem. Apesar de não existir lesão periapical crônica radiograficamente visível, o retratamento foi indicado pois o tratamento endodôntico prévio encontrava-se insatisfatório e o dente passará por reabilitação estética.



Ao iniciar o acesso pode-se notar a deficiência na obturação, demonstrada pela grande quantidade de cimento endodôntico e falta de compactação da guta-percha. Todo o procedimento foi realizado com auxílio do microscópio clínico.



A desobturação foi realizada com auxílio de brocas de Gates, ultrassom, instrumentos rotatórios de Ni-Ti e limas manuais. O terço apical encontrava-se muito atrésico, de forma que a obtenção da patência foi um pouco demorada. Após a patência foi realizada a ampliação do forame apical, para realizar a limpeza desta região. Como substância química auxiliar foram usados o Endogel e o EDTA 17%. Para irrigação ativa foi usado o soro fisiológico.


Ao final da endodontia foi instalado um pino de fibtra de vidro, preparando este dente para receber a restauração estética.

Um abraço a todos e até breve,

Patrick Baltieri