Remoção de Núcleo Metálico Fundido pela Técnica SISU - Retratamento - Instalação de Pino de Fibra de Vidro

Boa noite a todos,

A seguir está um caso clínico realizado esta manhã. 

O dente 36 passou por retratamento endodôntico em sessão única, devido ao insucesso do tratamento prévio, caracterizado pela lesão periapical crônica na raiz mesial.

A remoção do retentor foi necessária a separação das porções mesial e distal, para, posteriormente, ser aplicada a técnica SISU, na qual dois aparelhos de ultrassom são utilizados simultaneamente (Freire, AM).

A desobturação dos canais radiculares foi efetuada com o auxílio do ultrassom, brocas de gates e limas rotatórias. O repreparo dos canais seguiu a técnica da FOP-UNICAMP, com patência e ampliação do forame apical, uso do ENDOGEL e EDTA 17%, irrigação com soro fisiológico. Os canais foram obturados com guta-percha e pulpcanal sealer e o backfill dos canais mesiais foi feito com coltosol.

Preparando o dente para o procedimento restaurador, dois  de pinos de fibra de vidro foram instalados no canal distal, seguido da confecção de núcleo de preenchimento em resina composta. A coroa provisória foi reembasada e cimentada com cimento provisório.

Um forte abraço a todos e até breve,

Patrick Baltieri