Segue retratamento realizado no dente 16 em sessão única.
Inicialmente, a coroa total não seria removida, pois a substituição da mesma seria realizada no início do próximo ano. Entretanto, após o acesso coronário e remoção do pino de fibra de vidro através de desgaste com brocas em baixa rotação e ultrassom, a coroa acabou se soltando, sendo necessário um novo isolamento absoluto durante o procedimento.
A desobturação foi realizada com brocas de Gates (5-4-3-2), lima rotatória de Ni-Ti (Easy Prodesign 20/0.06) e insertos ultrassônicos. O repreparo dos canais após a localização do canal mésio-palatino, envolveu a realização de patência e ampliação do forame apical, utilizando como substâncias químicas auxiliares o gel de clorexidina a 2% e
o EDTA a 17% e para irrigação ativa grandes volumes de soro fisiológico.
o EDTA a 17% e para irrigação ativa grandes volumes de soro fisiológico.
A obturação foi realizada através da técnica de onda contínua de condensação, utilizando o Pulp Canal Sealer como cimento obturador. O backfill nos canais vestibulares foi efetuado com coltosol.
Ao final da obturação foi realizada a qualificação dentinária com brocas carbide de baixa rotação e preparo do canal palatino com broca de Largo para instalação de retentor.
Após condicionamento dentinário (Clearfil) a cimentação resinosa de pino de fibra de vidro (FGM) foi efetuada, seguida da confecção de núcleo de preenchimento com resina composta (Z250), preparando este dente para a imediata instalação de uma nova prótese. A coroa total foi reembasada com resina acrílica e cimentada com Provicol.
Um abraço a todos e até breve,
Patrick Baltieri
Clique na imagem para ampliar.