Boa tarde pessoal,
Segue caso clinico realizado em sessão única há alguns dias.
O tratamento endodôntico inicial foi realizado há mais de 25 anos sem apresentar nenhuma alteração periapical visível radiograficamente. Como a paciente optou por substituir a prótese por estar provocando alteração periodontal, o pino precisou ser removido por questões estéticas, desta forma, indicou-se o retratamento para que todo o processo de restauração pudesse ser feito com maior eficiência e segurança.
Após moldagem com silicona de condensação, remoção da coroa e preparo da porção coronária do pino, utilizou-se o SISU (sistema simultâneo e integrado de ultrassom, Freire AM) para remoção do pino, que se soltou rapidamente.
Ao final do retratamento, que foi realizado seguindo os conceitos da FOP-UNICAMP (com ampliação do forame apical e utilização do Endogel e EDTA 17% como substâncias químicas auxiliares), foi instalado um pino de fibra de vidro através da técnica de modelagem (sistema adesivo = ClearFil SEBond / Cimento resinoso = Luxacore).
Como coroa provisória foi realizada uma reconstrução com resina composta, que permanecerá por algumas semanas, pois a paciente viajará e não poderá instalar a coroa definitiva imediatamente.