DENTE 17 - CANAIS CONSTRITOS / CURVATURA ACENTUADA

Boa noite meus amigos, tudo bem?

Segue caso clínico realizado em sessão única num dente 17. A paciente, desenvolveu quadro de pulpite irreversível após a instalação de uma onlay.

No exame clínico-radiográfico foi possível constatar que os canais apresentavam-se constritos e a raiz MV possuia curvatura acentuada no terço médio da raiz.

O acesso foi realizado através da onlay. Após a localização dos canais e exploração com limas manuais 8/10/15 C-Pilot
, o corpo dos canais foi preparado com limas Easy tratada termicamente (20/.06 e 30/.10).

O preparo apical foi realizado nos canais DV e P com lima Easy Logic 30/.05 e os canais MV e MP foram preparados com limas Easy Logic 15/.05 e 25/.04.

O limite apical de trabalho foi de 1mm além dos forames para realizar a limpeza e modelagem foraminal, empregando o gel de clorexidina a 2% como substância química auxiliar. A irrigação foi realizada com água destilada.

Após remoção da smear layer, os canais foram obturados pela técnica de Ondas Contínuas de Obturação usando guta percha e Pulp Canal Sealer.

Ao final da obturação a câmara pulpar foi selada com resina composta e a oclusal restaurada com Top Dam azul, para permitir a fácil remoção desse material caso o colega opte por restaurar esse dente diretamente, ao invés de substituir a restauração indireta.

Acredito que o prognóstico seja favorável. A paciente está ciente sobre o insucesso do tratamento endodôntico do dente 16, o qual será retratado assim que possível.

Um grande abraço a todos e até breve,

Patrick Baltieri