CURSO DE DOCUMENTAÇÃO

Bom dia meus amigos, tudo bem?

Desde o início do nosso FBE muito se tem discutido sobre documentação através do microscópio operatório.

Trabalho com isso há algum tempo e posso falar com experiência que, realmente, não é algo muito fácil de se fazer. Porém, depois de muito tempo batendo cabeça, literalmente, chegamos a um ponto que todo esse processo de documentação microscópica com fotografias ou vídeos se tornou algo menos complicado e muito mais previsível/reprodutível.

Com o auxílio do meu irmão (Rodolfo Baltieri), desenvolvemos um sistema, composto por uma central de comando (contendo todas as fontes, cabos e etc), um divisor de luz, um adaptador, uma câmera do tipo Reflex e um flash circular, que possibilita documentar os casos clínicos sem muita dificuldade, com rapidez e, principalmente, com altíssima qualidade (vide as fotos do nosso amigo Luiz Yamashita).

Entretanto pessoal, de nada adianta o equipamento se não estivermos preparados tecnicamente para sua completa utilização. Dessa forma, em nossos cursos de documentação abordamos todos os aspectos relevantes para a utilização plena do sistema de documentação, com ergonomia e eficiência, sem perder tempo durante o tratamento. Também, são abordados tópicos relacionados ao uso do microscópio com ergonomia, além de como organizar e usar essa documentação que foi adquirida.

Assim, convido a todos para nosso próximo curso que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2014, no InMagni em Salvador (http://www.inmagni.com.br/cursos/curso-de-documentacao-microscopica-imersao-2/index.html).

O InMagni possui todos os recursos tecnológicos para que possamos ministrar esse Workshop, maximizando o aprendizado de todos os colegas.

Um grande abraço a todos e nos encontramos em Salvador.

Patrick Baltieri