EASY PRODESIGN LOGIC - CASO CLINICO DENTE 12

Boa noite meus amigos, tudo bem?
Segue caso clínico realizado essa tarde em que o preparo foi realizado com a nova lima da Easy, a EASY PRODESIGN LOGIC.
O tratamento foi realizado num dente 12 com 24mm de comprimento. O preparo foi realizado seguindo os conceitos da FOP-UNICAMP, em que realiza-se patência, seguida de ampliação foraminal utilizando o ENDOGEL como substância química auxiliar.

A lima rotatória inicial foi uma LOGIC 30/.01,
a qual foi levada a 1mm além do forame apical, em movimentos de bicada, conforme o vídeo a seguir:

Ao final dessa etapa, foi empregada uma lima rotatória LOGIC 30/.05, para realizar todo o preparo do canal radicular, sem o uso de qualquer outro instrumento para pré-alargamento dos terços cervical e médio. 

Entretanto, foram feitos alguns ciclos de instrumentação e lavagem com esse instrumento até que fosse atingido o comprimento de trabalho, que foi 1mm além do forame apical.


Finalizado o preparo, foi realizada nova odontometria e determinação da lima anatômica final, que nesse caso foi equivalente a uma lima manual 40. A obturação foi efetuada pela técnica de Ondas Conteinuas de Condensação, usando guta-percha e cimento Pulp Canal Sealer.

(Notar travamento de conde de guta percha FM longo com ponta calibrada em 50 a 2mm do forame apical).
Ao final foi confeccionado núcleo de preenchimento em resina preparando esse dente para a restauração estética. Acredito que o prognóstico seja favorável ao longo do tempo.


​Minha impressões iniciais desse instrumento são​ muito animadoras... Acredito que ​esse instrumento tenha tudo para emplacar! Recomendo a todos que façam treinamento em dentes extraídos, verão que é mais uma ferramenta muito importante para termos em nosso arsenal.

Patrick Baltieri