DENTE 16 - "RESTAURAÇÃO" PRÉ-ENDODÔNTICA

Boa tarde amigos, tudo bem?

Segue caso clínico realizado ontem. A paciente foi encaminhada para verificar se seria possível "salvar" o dente 16, visto que é apoio de uma prótese removível recém instalada, porém, soltou todo o amálgama durante a mastigação.

Na sessão inicial, como não tinha muito tempo disponível, apenas foi realizada a avaliação/planejamento e, para viabilizar o tratamento, foi efetuada a remoção do tecido cariado, preparo da entrada e terço médio dos canais, medicação com gel de clorexidina a 2% e preenchimento pré-endodôntico com
resina composta.

Na segunda sessão, a endodontia foi completada, seguindo os conceitos preconizados pela FOP-UNICAMP (Prof. Dr. Francisco José de Souza Filho). Após patência e odontometria, foi realizado o preparo com as limas LOGIC da Easy, com limite de trabalho 1mm além dos forames apicais, com o objetivo de efetuar a ampliação foraminal, maximizando a limpeza/preparo apical. Como substância química auxiliar foi empregado o ENDOGEL (gel de clorexidina a 2%) o EDTA a 17% e irrigação ativa com água destilada. A obturação foi realizada pela técnica de Ondas Contínuas de Condensação, usando guta percha e cimento Pulp Canal Sealer.

Ao final, foi instalado pino de fibra de vidro no canal palatino e completado o núcleo de preenchimento em resina, que viabilizará a confecção de uma coroa total pelo indicador.

Acredito que o prognóstico é favorável e totalmente dependente da qualidade da restauração coronária a ser instalada. Também foi indicada terapia periodontal.

Um grande abraço a todos e até breve,

Patrick Baltieri