RETRATAMENTO ENDODÔNTICO e INSTALAÇÃO DE PINO DE FIBRA DE VIDRO - A IMPORTÂNCIA DA MICROSCOPIA OPERATÓRIA

Boa noite meus amigos,

Após um tempo sem postar casos clínicos devido à preparação para o 2º Encontro do FBE, envio um caso clínico realizado ontem, que ilustra bem os procedimentos pré-restauradores. 

O dente 12 possuía tratamento endodôntico insatisfatório e lesão periapical crônica. A paciente não apresentava nenhum tipo de sintomatologia, sendo encontrado o problema durante exame clínico-radiográfico de boca toda realizado na consulta inicial.




Todo o procedimento foi efetuado em sessão única e com auxílio do microscópio operatório. A desobturação foi realizada com auxílio do ultrassom e brocas de Gates. 



O repreparo do canal radicular foi efetuado com instrumentos rotatórios de Ni-Ti e limas manuais, sendo efetuada a ampliação do forame apical até a lima #60 (1mm além do forame pical), visto que o diâmetro anatômico inicial deste forame era equivalente à lima #40. Como substância química auxiliar foram utilizados o Endogel (gel de clorexidina a 2%) e o EDTA a 17%. Para irrigação foi utilizada água destilada.

A obturação do sistema de canais radiculares foi realizada pela técnica de Onda Contínua de Condensação (Buchanan, 1996), utilizando como cimento o Pulp Canal Sealer.





Ao final da obturação o espaço para retentor em fibra de vidro foi preparado com broca de Largo #3, seguida da qualificação dentinária com broca de baixa rotação carbide esférica de haste longa, preparando a dentina para a hibridização com sistema adesivo auto-condicionante (ClearFil).

Optou-se pela cimentação convencional do pino de fibra de vidro (WhitePost DC #1), devido à quantidade de remanescente dental e à adaptação do pino à anatomia do canal radicular. Para cimentacão foi utilizado o LUXACORE DUAL, sendo inserido no canal com auxílio de sua ponta intrarradicular acoplada ao smartmix.





Ao final desta etapa o pino excedente foi cortado e confeccionado preenchimento com resina composta Z250 cor B1, seguido do ajuste oclusal e acabamento/polimento.



 

Este dente receberá uma coroa total para minimizar o risco de fratura e melhorar a estética. Apresentando prognóstico favorável.

É importante salientar a utilização do microscópio clínico em todas as etapas do procedimento, de forma a maximizar sua eficiência.

Um grande abraço a todos e até breve,

Patrick Baltieri