TRATAMENTO ENDODÔNTICO DOS DENTES 45 - 46 - 47

Boa tarde meus amigos,

Seguem 3 casos clínicos realizados esta semana em uma cliente que está passando por um tratamento estético. O dente 47 apresentava calcificação da entradas dos canais radiculares, provavelmente, devido a uma pulpotomia realizada no passado. Desta forma, foi dedicada uma consulta de aproximadamente 2 horas para a realização deste procedimento. Os dente 45 e 46, por apresentarem canais radiculares com menor complexidade, foram tratados, simultaneamente, em sessão única com duração de aproximadamente 2 horas e 15 minutos.

Os três dentes foram tratados seguindo a técnica da FOP-UNICAMP, na qual é realizada patência e ampliação do forame apical. A instrumentação foi realizada com instrumentos rotatórios e como substância química auxiliar foram utilizados o ENDOGEL e o EDTA 17%. A irrigação ativa foi realizada com soro fisiológico. Os canais foram obturados com guta-percha e cimento PulpCanal Sealer, pela técnica de ondas contínuas de condensação.

Os procedimentos pré-restauradores nos dentes 46 e 47 envolveram apenas a confecção de núcleo de preenchimento em resina composta (Z250 B0,5). No dente 45 foi instalado um pino de fibra de vidro (FGM) e confeccionado núcleo de preenchimento em resina composta (Z250 B0,5).

O prognóstico é favorável e a longevidade destes dentes depende dos procedimentos restauradores que serão realizados na sequência do tratamento.

Um abraço a todos e até a próxima postagem,


Patrick Baltieri